E se eu não tivesse lembrado?

Filipe Pinho

            - Alô.
- Sr. Filipe Pinho?
- Sim.
- É da Livraria Saraiva. Seu pedido já se encontra em loja.
- Pedido?
- Sim, Senhor! O livro "Ménage à Trois. Uma experiência que funciona".
Apesar de ter compreendido perfeitamente - voz de locutora a da funcionária - segui o protocolo dos confusos:
- Repita, por gentileza, a ligação deve ter falhado.
- O livro que o Senhor reservou na semana passada, "Ménage à Trois. Uma experiência que funciona", de Caco Fernandes, já está disponível em loja.
Adoro um belo engano. Me sinto protagonista de uma crônica.
- Sinto muito, minha amiga, houve algum equívoco.
- Sr. Filipe Pinho da Costa Leitão? CPF 005.898.657-27? RG 536789097?
- Bem, esse sou eu, mas posso lhe assegurar que não requisitei o livro.
- Estranho. Inclusive, consta que o pagamento já foi realizado. Basta receber em loja ou enviamos para o seu domicílio.
- Agora o engano ficou evidente. Tanto não pedi o livro, quanto nunca pago pelo produto antes de tê-lo em mãos.
- Ok, Senhor. Vou descobrir o que houve. Peço desculpas pelo incômodo.
- Imagina. Sem problemas.
Desliguei o telefone e aproveitei o momento. Rindo, imaginei uma série de situações constrangedoras consequentes daquele fato. Imaginei o livro chegando em meu domicílio. Imaginei a Viviane recebendo-o e tomando conhecimento do seu conteúdo. Imaginei...
De tanto imaginar, lembrei que receberemos, no próximo mês, uma amiga do intercâmbio da minha esposa. Vivi sempre falou da russa com brilho nos olhos. Que era muito educada, a mulher mais linda que já tinha visto. Lembrei, ainda, que Viviane já comprou livros utilizando o meu cadastro. E que paga antecipado.

***

- Livraria Saraiva, Boa tarde.
- Boa tarde, minha amiga querida. Sou o Filipe. Acabamos de nos falar. É sobre o livro "Ménage à Trois. A melhor experiência que terei", de Caco alguma coisa.
- Uma experiência que funciona, de Caco Fernandes.
- Esse mesmo... Desculpe o incômodo, viu? Mas o engano foi todo meu. Pedi o livro sim. Onde estava com a cabeça? A senhora pode mandar por domicílio?
- Claro, Senhor. Mas cobraremos um adicional de...
- Pouco me importa o adicional!

            

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Moralmente não me interessam essas práticas. Mas o diálogo é bom, menos no final em que a personagem responde mais para os leitores quando diz "Pouco me importa o adicional" em vez de manter a coerência. Afinal, o pedido já estava pago, e a vendedora informou que poderia enviar o livro para a casa do senhor Pinho. O mais coerente seria ele pedir o endereço da livraria mais próxima para retirar o pedido que tanto o interessava.

    ResponderExcluir